Metas à Prova de Desistências: Reinvente-se a cada Ano
Com o fechar do ano temos tendência a fazer uma espécie de balanço sobre o decorrido, o estado das nossas vidas, onde estamos e para onde vamos. Estas constatações levam-nos a almejar estados de melhoria na qualidade de vida, seja ela física, mental, emocional, funcional, financeira, experiencial, espiritual.
Se por vezes o ser humano tem dificuldade em lidar com a mudança, nesta altura do ano tende a sonhar com ela, o que é o primeiro passo para a mesma acontecer. No imaginário surgem as ideias e imagens de como será experienciar essa mudança e a mesma começa a acontecer. É comum o iniciar de um processo de psicoterapia no final/inicio do ano, a motivação é alta e quando devidamente apoiados estes processos tende a ser bem-sucedidos.
A passagem da ideia à sua concretização é um processo complexo, poderá haver uma série de vicissitudes que dificultam a concretização dos objetivos estipulados o que poderá desmotivar ou demover a pessoa de iniciar ou manter a mudança desejada. A perceção do tempo e esforço necessários, a quantidade de novos hábitos e/ou comportamentos a adicionar, retirar ou alterar podem fazer com que olhemos para o que almejamos no topo de uma escadaria imensa demasiado ingreme e difícil de subir.
Poderá haver uma série de vicissitudes que dificultam a concretização dos objetivos estipulados o que poderá desmotivar…
As seguintes estratégias poderão ajudá-lo a manter a motivação e alcançar o que deseja com mais facilidade:
- Defina o que deseja alcançar de forma mais precisa e clara possível
(e.g. perder 5 kg em vez de perder peso) - Divida o objetivo por partes e/ou tarefas
(e.g. mudar alimentação, marcar com nutricionista, realizar caminhadas) - Ordene essas tarefas (o que tem de fazer, onde e quando)
(e.g. retirar açúcares esta semana, gorduras na próxima semana; fazer caminhada todos os dias ao fim do dia) - As tarefas devem ser realistas e exequíveis
(e.g. escolha alimentos e pratos que tem facilidade e tempo em cozinhar; vou fazer caminhadas pelo menos duas vezes por semana) - Faça uma tarefa de cada vez
(e.g. não inicie todos os comportamentos ao mesmo tempo, esta semana começo a mudança alimentar para a semana a caminhada) - Tenha uma lista e vá riscando as tarefas que já conseguiu realizar
- Atualize com novas tarefas se necessário
(e.g. fazer análises para saber se preciso de suplementação; iniciar treino com PT) - Se algo sair fora do planeado continue o processo e adapte
(e.g. esta semana comi doces, a partir de amanhã volto a cortar; parei as caminhadas e continua a chover, vou dar uma volta maior quando passear o cão e mexo-me um pouco mais)
As mudanças que almejamos relacionam-se com o aumento da qualidade de vida, o bem-estar psicológico, a capacidade de controlo das emoções, o aprender a lidar com o stress e a capacidade de resiliência são imperativos nesta mudança de paradigma.
Estamos Juntos por Si, cá estaremos para o ajudar no seu processo. Até breve.